Gondomar Cidade Europeia de Dosporto 2017

, Novidades

Gondomar Cidade Europeia de Desporto 2017

Gondomar Cidade Europeia de Dosporto 2017, Gondomar vai ser Cidade Europeia do Desporto (CED) em 2017, numa decisão da Associação Cidades Europeias do Desporto (ACES) que, conforme referiu hoje a Câmara Municipal, “mobilizará todos em torno do desporto para todos”.

“Houve muito trabalho para trás, muita dedicação. Espero que ser CED seja uma oportunidade de promover o concelho, promover e afirmar ainda mais Gondomar. Este projeto é de todos e para todos”, referiu o presidente da câmara de Gondomar, Marco Martins.

O concelho de Gondomar, distrito do Porto, concorreu a Cidade Europeia do Desporto para um ano em que também Coimbra foi candidata, algo que ainda não tinha acontecido em Portugal.

Aquando da formalização da candidatura junto da ACES, a 27 de novembro, Gondomar avançou com um programa de iniciativas que inclui eventos desportivos de dezenas de modalidades, ações científicas e académicas, provas nacionais e internacionais, bem como congressos e seminários.

Marco Martins realçou o fator “inclusivo” desta candidatura, prometendo “ir para além de 2017” e apontando o “forte envolvimento” da cerca de centena e meia de associações do concelho.

Gondomar contabiliza 7.000 atletas federados, bem como 73.720 membros de clube ou organizados em grupos desportivos.

Quase três dezenas dos atletas são internacionais, 96 são campeões nacionais, e cerca de duas dezenas regionais ou distritais.

São sete as piscinas municipais do concelho com cerca de 2.000 utentes diários e 12 os pavilhões municipais, somando-se cinco pavilhões gimnodesportivos, 17 campos de futebol, quatro de ténis, um centro de alto rendimento de desportos náuticos e um pavilhão multiusos.

Depois de Guimarães (2013) e da Maia (2014), atualmente Loulé é CED e em 2016 será a cidade de Setúbal, enquanto Gondomar ganhou a corrida para 2017.

Fonte: SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

Deixe uma resposta