CED 2015 Loulé

LouléDesporto

Loulé é o maior município algarvio, com um vasto território (760 km2) que se estende da serra até ao mar.

O eclectismo desportivo é desde há muito uma marca distintiva, praticam-se no Concelho de Loulé mais de 109 modalidades, distribuídas por 57 clubes e associações, envolvendo diariamente cerca de 8000 atletas.

O Concelho e em particular a Cidade de Loulé têm forte tradição ao nível do Ciclismo, o Louletano Desportos Clubes, o maior clube do Concelho, alcançou várias proezas a nível nacional em tempos não muito longínquos, hoje a grande aposta passa pela formação, aí o Clube de BTT Terra de Loulé destaca-se sendo o maior a nível nacional e das maiores escolas de BTT da Europa.

O Município de Loulé é aquele que maior número de campos de Golfe(13) apresenta no Algarve, tendo sido distinguido como o melhor destino turístico de Golfe na Europa.

A faixa litoral do Concelho, cerca de 13 Km, facilita a prática das actividades náuticas que são igualmente importantes, nestas o CIMAV – Clube Internacional da Marina de Vilamoura, na prática da Vela assume a maior relevância, à qual se juntam outras modalidades como o Surf e o, mais recente, Kitesurf que começa a ganhar adeptos, valorizando as excelentes condições naturais e atmosféricas.

A Câmara Municipal assume o papel de principal entidade dinamizadora do Desporto no Concelho, apoiando financeiramente os clubes, celebrando contratos-programa, anualmente, mas principalmente pela construção e disponibilização de modernas infra-estruturas que propiciam a praticantes e espectadores as melhores condições, cujos exemplos máximos são o Complexo de Piscinas de Quarteira e o Estádio do Algarve, construído para o EURO 2004.

Por tudo isto, o Concelho de Loulé é palco dos mais mediáticos eventos desportivos do Algarve: Vodafone Rally de Portugal; Portugal Masters em Golfe, Volta ao Algarve em Bicicleta, Taça da Europa de Triatlo, Atlantic CUP em futebol feminino, eventos difundidos para todo o mundo, aos quais se juntam outros como o Loulé World Cup de Trampolins e o Atlantic Tour em Hipismo que reúne mais de 700 cavalos e cavaleiros de cerca de 3 dezenas de países. Razões de sobra para fazer de Loulé Cidade Europeia do Desporto, antes e depois de 2015.

CED 2015 Loulé

CED 2015 Loulé

Loulé Concelho

Loulé Concelho

Dossier de candidatura

Dossier de candidatura