Amadeu Portilha
Vereador
Câmara Municipal Guimarães
O desporto e a atividade física
O desporto e a atividade física exigem por parte das cidades contemporâneas uma resposta adequada no sentido de promover a sua generalização, dotando os seus territórios de condições e recursos, técnicos e humanos, capazes de dar resposta positiva a este novo tempo em que, infelizmente, a inatividade física tende a normalizar-se.
Hoje vivemos em cidades com boas infraestruturas desportivas e de lazer, com profissionais do desporto altamente capacitados e com políticas de desenvolvimento desportivo mais consolidadas e esclarecidas; mas nem por isso estamos a ser capazes de contrariar esta obstinação humana de desvalorizar a atividade física e o desporto, por força de novas motivações (difíceis de contrariar) e pela ausência de politicas nacionais e europeias objetivamente direcionadas para o combate ao crescente (e dramático) incremento de estilos de vida sedentários.
Urge, por isso, reforçar as políticas locais de promoção do desporto e de sensibilização e apoio à atividade física regular, principalmente nos grupos populacionais mais sensíveis, redefinindo os métodos e ações, e colocando novamente a prioridade na importância do desporto como fator decisivo do desenvolvimento humano.
Este novo tempo exige uma nova resposta e novas soluções. Soluções inovadores, atrativas e eficazes. Que correspondam às expetativas das pessoas, que despertem consciências e que ajudem a fortalecer uma demanda coletiva que imponha a quem tem a prerrogativa de mudar as coisas uma nova atitude e um novo compromisso.
Em Guimarães, por força de uma política desportiva desenhada para envolver todos e que vai ao encontro das motivações e desejos das pessoas, conseguimos aumentar, nos últimos anos, os índices de participação desportiva. E para isso muito contribuiu a estratégia definida em 2013, ano em que a ACES nos atribui o estatuto de Cidade Europeia do Desporto.
Com esse estatuto, construímos um programa de desenvolvimento desportivo local que foi para além do mero espetáculo desportivo, priorizando o nosso foco e energia no “desporto para todos”, na ligação entre o desporto e a cultura, na aposta forte ma formação e qualificação dos nosso ativos desportivos e no desenvolvimento de sinergias com as universidades, o que nos permite conhecer hoje, com maior detalhe, a realidade desportiva local e, como consequência disso, encontrar as melhores soluções para nela intervir.
Foi um programa ambicioso, multidisciplinar e intersectorial, que envolveu as pessoas, as instituições e os clubes desportivos locais, e que resultou num ano absolutamente fantástico de promoção do desporto e da atividade física, cujos efeitos ainda hoje são visíveis e marcantes.
Talvez por isso, Guimarães tenha sido distinguida como a Melhor Cidade Europeia do Desporto em 2013, distinção que honrosamente acolhemos e que nos responsabiliza para, em cada dia que passa, fazer mais e melhor.