Vereador
Hernâni Ribeiro
Câmara Municipal da Maia
Maia Cidade do Desporto - Visão Autárquica
A cidade da Maia, desde há várias décadas, assumiu o desporto como meio de aculturação da população e reconhecimento da cidade a nível nacional e internacional, sendo esta uma das suas grandes prioridades. Assim, e ao longo de vinte e cinco anos, apostou fortemente no desenvolvimento de infra-estruturas e serviços na área do desporto.
Essa política, suportada no bem-estar e na qualidade de vida dos seus munícipes, consubstanciou-se em consideráveis investimentos realizados com apurada estratégia e visão de futuro e com a aplicação de um método inovador na gestão dos fundos financeiros, fazendo da Maia um caso paradigmático do desporto em Portugal.
“Maia Cidade do Desporto”, mais do que um slogan ou um projeto, é uma realidade que vem sendo construída ao longo dos anos e que se consolida na ação que todos os dias é levada a cabo, tanto pela Câmara Municipal, como pelos diversos agentes dinamizadores do fenómeno desportivo deste concelho.
Na Maia, o desporto não é apenas a prática do exercício físico e da competição. É principalmente um processo de intervenção social, desenvolvido de forma integradora e abrangente, aglutinando um significativo número de instituições, clubes e coletividades, transversal a todas as faixas etárias e contemplando todos os grupos sociais, incluindo os que se caracterizam pelas suas limitações físicas e sociais.
A par do desenvolvimento desta política de desporto como processo de intervenção social, o município promove e apoia anualmente mais de uma centena de destacados eventos desportivos, de dimensão nacional e internacional, que envolvem cerca de vinte mil participantes e um considerável número de agremiações desportivas.
Desfrutando da quantidade e qualidade das estruturas que abrangem equitativamente toda a área geográfica da cidade, bem como do competente e eficaz apoio técnico disponibilizado pela Câmara Municipal, é perseguido o objetivo de estimular e fomentar a prática da atividade desportiva de todos os cidadãos, sendo dada especial relevância ao apoio ao desporto federado, apostando na formação de atletas e equipas em várias modalidades e em todos os níveis competitivos nacionais, internacionais e olímpicos.
Alguns números: 122 dos 189 espaços desportivos são municipais; cerca de 71% da população participa em atividades desportivas; um em cada cinco munícipes é membro de um clube desportivo, associação ou grupo organizado; 76% dos participantes nas ações desportivas estão muito satisfeitos com as atividades realizadas na Maia; conta-se com o envolvimento de mais de 6.000 atletas, dos quais 4.300 são federados.
O facto de estar em permanente contacto com a vertente académica, a cidade da Maia tem vindo a ser apresentada como um Case Study no desenvolvimento de políticas desportivas em Portugal, exemplo reconhecido e debatido em diversas conferências internacionais. A vertente académica e de investigação têm sido uma constante na procura de uma melhoria da qualidade de vida das populações, nos diferentes escalões etários. O facto de estarem sediadas na cidade instituições de ensino superior dedicadas exclusivamente ao desporto, tem permitindo desenvolver um trabalho conjunto nestas duas vertentes, profissional e académica.
A política desportiva preconizada na Cidade da Maia e a qualidade inquestionável dos resultados alcançados foram reconhecidos no ano de 2014 com a atribuição pela ACES Europe do título de “Maia Cidade Europeia do Desporto em 2014”, distinção atribuída às autarquias locais europeias que se diferenciam pela qualidade e empenho da sua ação no desenvolvimento do desporto, promovendo na Europa as boas práticas neste setor.
Esta aventura iniciada há várias décadas de fazer da Maia uma referência na conquista do bem-estar, da qualidade de vida e de hábitos saudáveis da sua população através do desporto, é um processo sólido e contínuo, que todos os dias avança um passo, e no qual está envolvida toda a comunidade.
A distinção de Cidade Europeia do Desporto em 2014 foi uma etapa fundamental desse caminho, que veio reconhecer e premiar todo o trabalho desenvolvido e que veio, sobretudo, assegurar que os objetivos traçados para o futuro serão, garantidamente, alcançados.
A fim de alavancar a Maia para o próximo nível em termos desportivos e respeitando toda a história de investimento sustentado no desporto, foi definido “we feel sport” como slogan, como marca diferenciadora da Maia em termos desportivos nos próximos anos. Esta máxima espelha o propósito de centrar a atividade desportiva, não somente nas suas modalidades, mas também, nos valores mais elevados transversais ao desporto. Para tal, foram definidos seis pilares estratégicos: Saúde e Bem-Estar, Atividade Física, Competição, Ética e Fair Play, Educação e Formação e Comunidade, como fundamentos do plano estratégico e operacional para os próximos tempos.
Para a corporização desta estratégia que o Município da Maia definiu contamos também com o apoio e o incentivo da ACES Portugal que agora inicia a sua ação. Estamos certos que esta instituição será mais um suporte determinante para o desenvolvimento do fenómeno desportivo no nosso país.
Os nossos melhores votos de muito sucesso.