Candidatura de Almada a Cidade Europeia do Desporto 2018

, Novidades

Candidatura de Almada a Cidade Europeia do Desporto 2018

Formalização da Candidatura de Almada a Cidade Europeia do Desporto 2018 e Cerimónia de Abertura do Troféu de Almada onde foi homenageado o ex-arbitro Lucílio Batista que é também o padrinho deste grande evento.

Almada formaliza hoje, publicamente, 16 de abril, a candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2018. A cerimónia está marcada para as 18 horas, na Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, em Almada.

Neste acto que terá a presença do presidente da Câmara de Almada, Joaquim Judas, será entregue ao presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, Nuno Pedro Santos, o documento que formaliza a candidatura Almadense.

A candidatura é promovida pela Câmara Municipal de Almada e procura “traduzir publicamente o esforço que tem sido feito no concelho no incentivo ao desporto e à atividade física”, refere nota de imprensa da autarquia.

“Almada apresenta elevados índices de prática desportiva, cerca de 10% acima dos níveis nacionais, aproximando-se mesmo dos valores de referência europeus”.

Para estes índices “contribui uma ampla rede de equipamentos desportivos, à qual se soma uma forte atividade de mais de 120 associações, clubes e colectividades”, refere a mesma nota de imprensa.

Entre oferta municipal e associativa, no concelho existem 17 grandes campos de jogos, 117 pequenos campos de jogos, 28 campos de ténis, 28 pavilhões desportivos, 99 salas de desporto, nove complexos de piscinas e uma pista de atletismo.

“Através dos diversos programas municipais de prática desportiva, assim como no apoio ao movimento associativo, promove-se o desporto inclusivo e gratuito, com ofertas diferenciadas para crianças, adultos, idosos e cidadãos portadores de deficiência”.

Anualmente, a Associação das Cidades Europeias do Desporto distingue a Capital e as Cidades Europeias do Desporto. Uma iniciativa que visa promover o desporto informal e os estilos de vida saudáveis.

O título Capital Europeia do Desporto é atribuído a uma capital de um país europeu ou cidade com mais de 500 mil habitantes, e o de Cidade Europeia do Desporto a cidades europeias entre 25 mil e 500 mil habitantes.

Deixe uma resposta